Translate this Page



Partilhe este Site...

  Links do Autor

 

  

 

Total de Visitas

 

 


Apelidos
Apelidos

     Parte do nome de um indivíduo que indica seu vínculo familiar; sobrenome, nome de família. O apelido é também a designação informal para identificar uma pessoa, objeto ou lugar; alcunha, apodo.

     Há quem goste de um apelido! Há quem considere seu nome tão bonito a ponto de dispensar e até mesmo se zangar se alguém lhe atribuir um apelido. Se é Milena é Mi. Luiz é Lu. Pedro é Peu. Carlos é Cau. E por ai vai uma série de pequenos nomes que seja carinhoso ou para irritar, ganham o nome de apelidos.

     A origem dos apelidos está no fato de muitos povos já foram escravizados por outros povos. E daí pode-se entender de onde surgiram os apelidos.

     Houve um homem chamado Nabucodonosor (rei da babilônia) que dominou o povo israelita, inclusive quatro rapazes chamados Anania, Mizael, Azarias, e Daniel. Quando estes rapazes foram trabalhar no palácio, seus nomes foram mudados para Sadraque, Mesaque, Abdenego e Beltsazar.

     Com o passar dos tempos, essa coisa de dar outro nome as pessoas pegou tanto que a inquisição devido ao poderio que o Império Romano exercia sobre os povos, dava outros nomes para quem não pertencia ao clero. Ou seja, quem não era do clero, não deveria ter nome, mas sim, apelido.

     Foi aí que surgiu isso de as pessoas terem que se identificar usando nomes de algum lugar ou arvores ou objetos encontrados na natureza como: Maria de Oliveira, Marta Pedrosa, João dos Santos etc.

     Com o tempo os nomes dados pelo povo as pessoas também eram associados as suas características, como rabugento, por que á um sujeito mal humorado, Azeitona, por que o formato de sua cabeça é o de uma azeitona e assim por diante!

     Há outros casos em que os nomes dados pela comunidades as pessoas, os apelidos estavam associados há algum fato na vida daquele indivíduo como por exemplo, um Sr. chamado Antônio que fora baleado em uma partida de futebol mas felizmente não morreu mas ficou conhecido como Toninho Bala.

 

 

     Em suma, nome dado a pessoas ou algum lugar pela comunidade.

 

topo