Translate this Page



Partilhe este Site...

  Links do Autor

 

  

 

Total de Visitas

 

 


Caça, Pesca e Agricultura
Caça, Pesca e Agricultura

     Sendo uma das primeiras formas de se buscar alimento, a caça e a pesca são práticas que fazem parte do comportamento humano desde seu princípio. O homem na pré-história não dominava as técnicas de plantio e muitos menos as técnicas de pecuárias que temos hoje. Com isso, eram nômades (que não têm residência fixa), ou seja, se abrigavam num lugar, aproveitavam os recursos da área e depois iam buscar outra moradia. Entre as formas de se explorar recursos de um local, estava a prática de caçar animais da região.

     O período paleolítico foi de fundamental importância para o desenvolvimento da caça e da pesca: foi a época em que se descobriu o fogo e quando se começou a ter noção de construção de armas. A técnica de bater uma pedra com outra repetidamente fazia com que fosse possível criar objetos com ponta, cortantes. Com isso, as armas da época, e as que vieram depois com a evolução das armas de caça, ficaram cada vez mais eficientes. As primeiras usadas para capturar alimentos eram baseadas em pedras, paus e ossos de outros animais.

     O tempo passou e, com a tecnologia da agropecuária e da pecuária, caçar e pescar não era mais necessidade (a não ser para comunidades indígenas isoladas da sociedade urbana), assim como a agricultura popular. Mesmo assim esse hábito não morreu. Aliás, tem ganhado cada vez mais adeptos, apesar das proibições inclusive de armas: a caça e a pesca popular, bem como a agricultura popular. Baseia-se no ato da caçada, da pesca e do plantio, pelo prazer que elas proporcionam, segundo as tradições. Os motivos para essas atividades variam de lugar.

 

topo