Translate this Page



Partilhe este Site...

  Links do Autor

 

  

 

Total de Visitas

 

 

710990, Healthy Sleep Habits, Happy Child: A Step-By-Step Program for a Good Night's Sleep pdf free, site 383485, free book, Becoming a Design Entrepreneur: How to Launch Your Design-Driven Ventures from Apps to Zines pdf free, book download, this site, book download, this link, free book,

Componentes Culturais de Nova Lima
Componentes Culturais de Nova Lima

     Embora o desbravamento do nosso território se devesse em maior parte a bandeirantes paulistas, o veio mestre da cultura nova-limense, a exemplo de Minas Gerais, é o português. O mais são filamentos oriundos de contribuição, intermistura e inovação de maior ou menor força quantitativa, mas sempre importante do ponto de vista qualitativo.

     Com efeito, o paulista se embrenhava em nossas matas com ousadia e coragem. Ao final de algum tempo, contudo, regressava ao lar. Já o português que não tinha pressa, ficava. Ao longo da viagem se gostava de uma cativa e do lugar, ali se instalava. Do pouso original nascia uma espécie de rancho improvisado, cuja a importância, como centro civilizador foi notável nos primórdios de Nova Lima. O próprio rancheiro era o artesão que fazia o mobiliário rústico. incluindo-se entre as peças mais urgentes, o nicho, que era entronizado no quarto ou na sala, provisóriamente, uma vez que mais hoje mais amanhã seria transferido para a capela, embrião do arraial, vila, cidade que surgiria em torno dela.

     Na simbiose, com a negra escrava, tornada esposa, a troca de valores foi realmente notável. Os filhos aprendiam com a mãe , além do vernáculo, as primeiras experiências em nível adaptativo. Mais tarde com o pai ou na escola, as crianças aprendiam a falar português, a escrever e contar e as informações mais significativas, na época, da civilização luso-cristã.

 

topo