Translate this Page

  Link do Autor

 

 

 

Total de Visitas 


Lendas
Lendas

     Lenda é uma narrativa transmitida oralmente pelas pessoas, visando explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais, misturando fatos reais, com imaginários ou fantasiosos, e que vão se modificando através do imaginário popular.

 

      Há mais de trezentos anos chegaram a nossa região, a procura de ouro, bandeirantes paulistas e portugueses, estabeleceram-se às margens do Ribeirão dos Cristais, onde encontraram em abundância o áureo metal. Formaram no local um pequeno acampamento na época denominado "Aldeia do Campo Formoso", onde hoje está a Praça do Bonfim, em cujo meio levantaram sua primeira igreja, dedicada a Nosso Senhor do Bonfim, até então padroeiro da Aldeia de Campo Formoso.

     Narra a tradição, ainda hoje transmitida religiosamente pelos antigos, que, no início da formação de Nova Lima por aqui haviam garimpeiros portugueses e entre eles, destacava-se um, pelas suas grandes virtudes e alto espírito de caridade.

     Certo dia, à cata de lenha, embrenhando-se do lado de cá do ribeirão, encontrou uma moça de singular beleza, que de cima de uma grande pedra o contemplava. Encontro inesperado, personagem desconhecida. Passado o primeiro instante de admiração e surpresa, a ela se dirigiu o português:

     - Que fazes aí? Não temes a solidão e a severidade da mata?

     - Eu estou correndo minhas terras. São minhas estas terras: disse-lhe a moça.

     O português convicto de que o Brasil era de Portugal, retorquiu:

     - Muito mais do que suas, são minhas estas terras, porque são de Portugal.

     - Há muito ouro nestas minhas terras. Quero que mandes erigir aqui uma casa para mim.

     - Mas afinal quem és tú? Por que queres uma casa aqui?

     E a moça solenemente declarou:

     - Eu sou a Virgem do Pilar e desapareceu.

     Assombrado, o português voltou a aldeia e comunicou ao seus companheiros o acontecido. Várias vezes, o garimpeiro retornou ao local da aparição e pode ainda ver a moçã que ordenava a construção da sua igreja.

     Contam os antigos, que existiu a mais de duzentos anos, no local pedido, uma capelinha humilde e tosca coberta de capim dedicada a Nossa Senhora do Pilar. Mais tarde foi edificada a igreja que se transformou em Matriz da freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Congonhas de Sabará.

     Esta narrativa toca à fundo a sensibilidade religiosa da comunidade católica nova-limense. Para a pesquisa histórica a lenda tem grande importância, indicando as crenças da comunidade e suas funções sociais, étnicas e culturais. Com isso, a lenda faz parte da história do nosso povo e deve ser transmitida.

     Nossa Senhora do Pilar é a padroeira de Nova Lima e os festejos em sua homenagem, que ocorrem no mês de agosto, mobilizam milhares de fiéis da cidade e região.

 

     Os antigos diziam, que há tempos atrás, aparecia uma mulher vestida de noiva durante a noite no boqueirão do bairro Cruzeiro em Nova Lima.

     Longe de ser um caso de assombração, segundo relatos, é uma história real e trágica que descrevemos a seguir.

     Morava no bairro Rosário uma bela jovem cujo maior sonho era se casar. Era também uma habilidosa costureira, ofício que aprendera com a mãe.

     Apaixonou-se por um belo rapaz, que trabalhava na Morro Velho e a ele se entregou por amor, com toda a força do seu coração, como tinha que ser. Acabou se engravidando, mas o rapaz lhe prometeu casamento.

     Entusiasmada em ver o seu sonho em casar-se realizado, ela mesma confeccionou o seu belo vestido de noiva.

     No dia marcado para o casamento, o noivo não apareceu e não se teve mais notícias dele. Naquela época era inadimissível uma mãe solteira, uma desonra para a família, então os seus pais a expulsaram de casa.

 

PRÓXIMA

topo