FOLGUEDOS POPULARES
DEFINIÇÃO DE FOLGUEDO
Atividade ritual que se expressa como manifestação coletiva composta de elementos dramático, musical e coreográfico. Em geral, organiza-se ao longo de reuniões periódicas para os ensaios dos integrantes, que são mais ou menos constantes. A divisão de trabalho e a hierarquia interna dos grupos exigem certa permanência, contribuindo para a manutenção de um padrão básico. O folguedo integra dimensões festivas, musicais, estéticas e dramáticas. O componente dramático, nem sempre explicitamente encenado, é sempre identificável nos trajes especiais, na organização de danças, cantorias, embaixadas, cortejos e na existência de personagens. As apresentações ocorrem em ruas e praças públicas, ou em terreiros e estádios, especialmente nos dias de festas do calendário litúrgico ou profano.
Em Nova Lima, já houve uma grande diversidade de folguedos, como Folia de Reis, Pastorinhas e Boi da Manta que deixaram de existir com o passar dos anos. Já houve também cinco Guardas de Congado, restando hoje somente duas que caminham para a extinção. Temos duas Cavalhadas e o Arraial Nova-limense, este último um esforço do poder público municipal em manter vivas as tradições das Festas Juninas e Julinas ou Quadrilhas.
A grande pluralidade cultural em termos de tipos de folguedos existentes no muncípio se deveu ao fato do caráter de sua população ser semi-flutuante, isto é, a maioria de dos moradores de Nova Lima eram oriundos de diversas regiões agrícolas do Estado de Minas Gerais e por aqui ficavam algum tempo até a época da colheita, quando então abandonavam o serviço na mineração e retornavam as suas cidades de origem, mas deixavam por aqui as suas culturas, como os tipos de folguedos citados acima.
Abaixo apresentamos ícones que direcionarão o internauta a cada tipo específico de folguedo que acontece nos dias atuais no municiípio de Nova Lima.
Clique no ícone abaixo para saber sobre cada tipo de folguedo: